santa maria

Prefeitura irá investigar conduta de guarda de trânsito durante briga

Michelli Taborda


Foto: Thays Ceretta (Diário)

Depois que um guarda de trânsito de Santa Maria se envolveu em uma briga com um motorista, na semana passada, a prefeitura instaurou um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o caso. De acordo com a Controladoria Geral do município, uma comissão vai analisar as informações em relação ao ocorrido, além de ouvir os envolvidos no caso. 

Trânsito na Avenida Borges de Medeiros está totalmente liberado

Na última sexta-feira, um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). De acordo com testemunhas ouvidas pelo Diário, o caso aconteceu ao longo da Rua dos Andradas. No sábado, a assessoria de comunicação da prefeitura já havia informado que "o agente foi afastado das suas funções no trânsito e direcionado para funções administrativas".

OS FATOS
O motorista teria estacionado em uma vaga reservada para pessoas com deficiência em frente ao Colégio Sant'Anna. Ele aguardava o seu filho, que saía da instituição de ensino. Por conta da irregularidade, o guarda de trânsito teria chamado a atenção do motorista, informando que tinha lhe multado e que seu carro seria recolhido por um guincho. E exigiu o documento do condutor. 

DUAS VERSÕES 
A esposa do motorista teria tentado entrar no carro onde estava o filho para sair do local, deixando o marido junto do guarda. O agente de trânsito, no entanto, teria tentado impedir que ela saísse. 

- O que eu vi: a mulher sendo pega pelo pescoço. Sendo sacudida. Foi um excesso, um grande excesso desse fiscal. O cara (o motorista) não era um bandido, era um pai de família, trabalhador. A abordagem foi completamente desproporcional - contou um motorista, que viu a cena na Rua dos Andradas e não vai ser identificado pelo Diário.

Aluno de escola de Santa Maria ameaça colegas de morte pelas redes sociais

O motorista teria argumentado: "ok, aceito a multa", mas disse que deixaria o local com o seu carro, junto do seu filho, que havia recém entrado no veículo, e não entregaria a documentação. O guarda de trânsito teria, então, tentado impedir que o motorista deixasse o local. Ele se desvencilhou do agente de trânsito, ingressou no carro e arrancou.

Leia a íntegra da nota enviada pela prefeitura nesta segunda-feira:

"A Controladoria Geral do Município instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD) em relação ao episódio envolvendo o fiscal municipal, que será cientificado do procedimento.

A comissão processante analisará as informações sobre o fato e ouvirá os envolvidos. Todas as fases do referido processo se darão dentro do prazo previsto na legislação, que é de até 60 dias, sempre assegurando o devido processo legal. A Prefeitura esclarece que o agente de trânsito já foi realocado para uma função administrativa, medida tomada no âmbito da Secretaria de Mobilidade Urbana."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

61 vagas de emprego para terça-feira em Santa Maria Anterior

61 vagas de emprego para terça-feira em Santa Maria

Depois de quase quatro meses, trânsito na Borges de Medeiros é totalmente liberado Próximo

Depois de quase quatro meses, trânsito na Borges de Medeiros é totalmente liberado

Geral